Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português em Consulta Pública (Terminada)

O projeto de Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira encontrou-se em consulta pública até 11 de março de 2024.

A aprendizagem da língua portuguesa e o conhecimento da cultura portuguesa constituem um fator fundamental para uma plena integração social, profissional e cívica dos cidadãos e das cidadãs migrantes na sociedade.

Os atuais fluxos migratórios e a diversidade de perfis impõem o desenho de uma estratégia abrangente, transversal, articulada e concertada para dar resposta a todas as necessidades de aprendizagem da língua portuguesa.

Assente numa lógica de trabalho colaborativo, o projeto de primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira procura responder a este desafio, permitindo, através de um conjunto de medidas, desenhar uma resposta nacional robusta e abrangente neste âmbito, para o horizonte temporal 2024-2027.

O Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira pretende garantir que a aprendizagem da língua portuguesa está ao alcance de todas as pessoas migrantes, crianças, jovens e adultas, e que essa aprendizagem é efetiva e transformadora, constituindo-se como um instrumento determinante para a promoção da integração.

O documento tem cinco eixos estratégicos, 38 medidas e 58 atividades e assenta numa lógica de trabalho colaborativo, juntando propostas do Grupo de Trabalho, criado por iniciativa da AIMA, e contributos de cerca de 80 entidades públicas e privadas.

Obrigado por ter participado e dado o seu contributo para elevar o conhecimento e aprendizagem da língua portuguesa de todas as pessoas migrante).

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Eixos Estratégicos

O Projeto de Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira estrutura-se em cinco Eixos Estratégicos.

Grupo de Trabalho

A criação, por iniciativa da AIMA, de um Grupo de Trabalho, composto por representantes:

  • Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP)
  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões)
  • Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE)
  • Direção-Geral da Educação (DGE)
  • Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)
  • Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP)
  • Ministério da Educação (MEdu)
  • Gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares (GMAAP)

Foram ainda ouvidas, pela AIMA cerca de 80 entidades públicas e privadas (associações de migrantes e de refugiados, organizações da sociedade civil, municípios, estabelecimentos de ensino superior e entidades de acolhimento de requerentes e beneficiários de proteção internacional) e especialistas (docentes e formadores) no ensino-aprendizagem da língua portuguesa.

Imagem com os logótipos das entidades do Grupo de Trabalho, criado pela AIMA, para a construção do Plano Estratégico

© 2024 Agência para a Integração, Migrações e Asilo

https://aima.gov.pt/pt/a-aima/aprendizagem-da-lingua-portuguesa/plano-estrategico-para-a-aprendizagem-de-portugues-em-consulta-publica