A aprendizagem da língua portuguesa e o conhecimento da cultura portuguesa constituem um fator fundamental para uma plena integração social, profissional e cívica dos cidadãos e das cidadãs migrantes na sociedade.
Não obstante a multiplicidade de respostas existentes no domínio do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, os atuais fluxos migratórios e a diversidade de perfis impõem o desenho de uma estratégia abrangente, transversal, articulada e concertada para dar resposta a todas as necessidades de aprendizagem da língua portuguesa.
Assente numa lógica de trabalho colaborativo, foi elaborado o primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira que procura, através de um conjunto de medidas, apresentar uma resposta nacional robusta e abrangente neste âmbito.
O Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira pretende assim garantir que a aprendizagem da língua portuguesa está ao alcance de todas as pessoas migrantes, crianças, jovens e adultas, e que essa aprendizagem é efetiva e transformadora, constituindo-se como um instrumento determinante para a promoção da integração.
O documento tem cinco eixos estratégicos, 39 medidas e 68 atividades e assenta numa lógica de trabalho colaborativo, juntando propostas do Grupo de Trabalho, criado por iniciativa da AIMA, contributos de cerca de 80 entidades públicas e privadas, assim como da consulta pública realizada entre 16 de fevereiro e 11 de março de 2024.
Consulte o Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira nos Destaques.