O Portal das Renovações de Autorização de Residência está disponível no seguinte link: portal-renovacoes.aima.gov.pt.
O pedido de Renovação de Autorização de Residência é efetuado mediante registo no Portal das Renovações pelos próprios requerentes a quem é enviada uma password de acesso para o endereço de e-mail indicado.
Após registo efetuado com sucesso, o requerente faz o pedido de Renovação de Autorização de Residência, o sistema efetua as validações necessárias e é emitido o documento para pagamento das taxas devidas que apenas poderá ocorrer no prazo de 24h após a emissão das guias.
Após pagamento será emitido o recibo de pedido de renovação, iniciando-se o processo de análise por parte dos serviços que permitirá a emissão do título de Autorização de Residência renovado.
Nesta primeira fase, o Portal das Renovações está disponível apenas para quem tenha o seu título caducado no mês de julho de 2025. O acesso ao Portal das Renovações vai ser alargado brevemente para títulos que caduquem durante o mês de agosto de 2025.
O Portal estará também disponível para outro tipo de renovações de títulos.
Os utentes com Autorizações de Residência caducadas até 30 de junho de 2025 já estão a ser notificados pela Estrutura de Missão da AIMA, por e-mail, para que possam proceder à respetiva renovação.