As candidaturas à 9.ª Edição do Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE) decorrem entre os dias 3 e 20 de dezembro de 2024.
Promovida pela AIMA, em parceria com a pela Associação Letras Nómadas, esta iniciativa dirige-se a estudantes das comunidades ciganas que pretendem ingressar ou que estejam a frequentar o ensino superior, tendo em vista atenuar as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino formal, bem como evitar o abandono precoce neste ciclo de estudos.
Podem aceder a este programa estudantes que sejam provenientes de comunidades ciganas e residentes no território nacional, que estejam matriculados/as num estabelecimento de ensino superior, devidamente homologado, enquanto alunos do ciclo de licenciatura, mestrado, doutoramento, cursos técnicos superiores profissionais, licenciatura em tempo parcial, ciclo de pós-graduação ou inscritos num mínimo de três (3) Unidades Curriculares Isoladas.
As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h, do dia 20 de dezembro de 2024, através do preenchimento e submissão do formulário online e do envio para o email roma@aima.gov.pt dos restantes documentos previstos no número 4 do artigo 5.º do Regulamento.
Qualquer candidatura que não seja acompanhada de todos os documentos mencionados abaixo poderá ser excluída do processo de análise.
Documentos a enviar para o email roma@aima.gov.pt:
• Documento comprovativo da matrícula no ensino superior, relativamente ao ano letivo 2024/2025;
• Carta de motivação para a frequência do Programa OPRE, na qual deverá ser demonstrada a proveniência de comunidades ciganas;
• Certificado de aproveitamento escolar em pelo menos 50% das disciplinas/unidades curriculares do ano letivo anterior;
• Declaração de Compromisso, na qual ficarão expressas as obrigações a que se comprometem por força da atribuição das bolsas de estudo;
• Declaração de consentimento para o tratamento de dados pessoais, de acordo com o modelo disponibilizado no sítio da AIMA,I.P.
Para mais informação, consulte a documentação disponibilizada nos destaques.
Para esclarecimento de eventuais dúvidas, contacte: roma@aima.gov.pt