A AIMA realizou uma iniciativa de promoção do empreendedorismo migrante esta quinta-feira, 26 de setembro, no Auditório da Loja AIMA Lisboa II. O evento contou com a presença de representantes da AIMA, do IAPMEI e de outras entidades, assim como de dez empreendedoras e empreendedores, e juntou mais de 50 participantes num momento de partilha de conhecimentos e experiências.
Na abertura da iniciativa, o Presidente do Conselho Diretivo da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, destacou a importância da promoção de iniciativas de apoio e de valorização do empreendedorismo migrante, e o trabalho desenvolvido pela AIMA neste âmbito.
A Agência para a Competitividade e Inovação, representado pelo Diretor de Empreendedorismo e Inovação, José Vale, e por Tiago Matos da Direção de Proximidade Regional, partilhou os produtos e serviços de apoio ao empreendedorismo do IAPMEI.
Além da palestra dinamizada por Aline Gomes, intitulada «Reciclar/Repensar e Empreender», o evento incluiu duas sessões do workshop de comunicação inspiradora «Transforme o seu Negócio», a cargo de Carol Palombini. O papel da Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC) no apoio ao empreendedorismo e a importância das comunidades neste contexto foram os temas das apresentações de Nilzete Pacheco e de Letícia Bergamo.
Na Pop Up Store marcaram presença sete dos vários serviços e produtos criados por empreendedoras e empreendedores acompanhados pela AIMA no âmbito do projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI), nas áreas do vestuário reciclado, doçaria, construção civil, consultoria, comércio e eventos. A mostra destacou a AP Construções, de Blanca Fuentes, CyberCafé – SkateShop, de Célia Vieira e Eliane Caldeira, a Nanque Eventos, de Neemias Nanque, a Karioca Upcycle, de Aline Gomes, a Maria Gourmet, de Josemeire Carvalho, a Migre Legal, de Francisca Moreira, e Palombini, de Carol Palombini.
Visita decorreu no contexto do Plano de Ação para as Migrações, no dia 1 de outubro