A Embaixada do Canadá em Portugal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) uniram-se para assinalar o “Black History Month” com uma gala de homenagem a figuras proeminentes da comunidade Afro-Portuguesa.
A Gala de Homenagem para assinalar o “Black History Month” em Portugal decorrerá pelas 19h00 do próximo dia 29 de fevereiro, no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A celebração visa enaltecer a vida e os contributos de Virgínia Quaresma, Eusébio da Silva Ferreira, Sara Tavares, e Francisca Van Dunem, quatro personalidades afrodescendentes de mérito reconhecido.
Na Gala, que será apresentada pela atriz Cláudia Semedo, será inaugurada uma galeria de retratos, realizada em colaboração com a artista Afro-Canadiana Jacquie Comrie, para homenagear personalidades relevantes, históricas e contemporâneas, da comunidade Afro-Portuguesa. Novos retratos serão adicionados em anos futuros. A iniciativa incluirá também atuações do coro gospel Shout!, Mayra Andrade e Paulo Flores.
O projeto de celebração em Portugal desta efeméride assinalada, anualmente, no mês de fevereiro, no Canadá, surgiu por iniciativa da Embaixada do Canadá em Portugal e, para o promover, foi constituído um Comité de Acompanhamento com várias personalidades influentes da comunidade Afro-Portuguesa, designadamente, a atriz Cláudia Semedo, o cantor Dino D’Santiago, e a deputada Romualda Fernandes, assim como representantes da Embaixada e da AIMA.
O acesso à Gala é gratuito e sujeito à capacidade do espaço. Os bilhetes estarão disponíveis para levantamento a partir das 17h00 do dia do evento, na Fundação Calouste Gulbenkian.