A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) promoveram na terça-feira, 21 de maio, no auditório do Museu da Farmácia, em Lisboa, a Conversa e Debate "Diversidade em Contexto Laboral: Abordagens inclusivas para a integração de pessoas migrantes". A sessão contou com a participação da Vogal do Conselho Diretivo da AIMA, Sónia Pereira, e do Diretor do Museu da Farmácia, João Neto.
A Conversa e Debate abordou a diversidade no contexto laboral, com enfoque nos mecanismos inclusivos para a contratação e incorporação de migrantes, proporcionando uma oportunidade para explorar os benefícios da inclusão e da integração no local de trabalho, na perspetiva das entidades empregadoras e dos/das funcionários. O “Enquadramento: Migrações e Estatutos Jurídicos” dinamizado pela AIMA e a APPDI foi enriquecido com testemunhos do Grupo Portugália, IKEA, OED e El Corte Inglés, sobre as suas boas práticas na contratação e integração de pessoas migrantes, assim com de dois funcionários da IKEA e do El Corte Inglés, relativos desafios e benefícios da inclusão no local de trabalho. As estratégias de formação e apoio contínuo que facilitam a adaptação e o desenvolvimento profissional de pessoas migrantes mereceram igual destaque.
A iniciativa foi concluída com uma visita à exposição permanente do Museu da Farmácia, guiada pelo seu Diretor, João Neto.
O evento inseriu-se nas comemorações do Mês Europeu da Diversidade e do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, sublinhando o compromisso das organizações envolvidas com a promoção de ambientes laborais mais diversos e inclusivos.
Visita decorreu no contexto do Plano de Ação para as Migrações, no dia 1 de outubro