O primeiro encontro da 8.ª Edição do Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE) realizou-se no passado sábado, dia 18 de maio, no Paço de Tavarede, na Figueira da Foz. A reunião contou com a participação do Vice-Presidente da Associação Letras Nómadas, Bruno Gonçalves, da Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Olga Brás, e da Vogal do Conselho Diretivo da Agência para Integração Migrações e Asilo (AIMA), Sónia Pereira.
Promovido em parceria pela AIMA e pela Associação Letras Nómadas, o Programa OPRE dirige-se a estudantes do ensino superior das comunidades ciganas, com o objetivo de garantir condições efetivas de acesso à educação ao longo da vida, promover o sucesso educativo e evitar o abandono precoce neste ciclo de estudos.
Na edição referente ao ano letivo 2023/2024 foram atribuídas 23 bolsas a 12 bolseiros e 11 bolseiras, que estão a frequentar diferentes cursos como Turismo, Educação Básica, Psicologia, Geologia, Engenharia Mecânica, Serviço Social, entre outros.
Decorreu no dia 30 de outubro
A partir de 4 de novembro de 2024