Reunião Temática sobre Migração e Desenvolvimento

Reunião Temática sobre Migração e Desenvolvimento

Nos dias 15 e 16 de maio de 2024, decorrerá em Lisboa uma Reunião Temática do Processo de Rabat sobre os efeitos positivos da migração regular para o desenvolvimento sustentável. O encontro centrar-se-á em particular no papel do empreendedorismo e do envolvimento da diáspora.

Copresidido por Portugal e pelo Senegal, este evento está alinhado com o Objetivo 1 (Ação 3) do Plano de Ação de Cádis e reunirá representantes dos países e das organizações parceiras do Processo de Rabat, assim como especialistas na matéria. Enquanto país de referência para a Área 1, a Nigéria também desempenhará um papel fundamental na definição da organização e do conteúdo deste importante encontro.

Esta será a primeira reunião temática da Presidência Portuguesa do Processo de Rabat 2024.

Promover a Colaboração: tirar partido das migrações para o desenvolvimento sustentável

Esta reunião visa promover a colaboração entre os países Europeus e Africanos, facilitando a partilha de experiências e boas práticas para aumentar os efeitos positivos da migração regular para o desenvolvimento sustentável.

Baseado em reuniões anteriores nesta área, o encontro também estabelecerá ligações com o Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento (GFMD), explorando e desvendando os benefícios potenciais da migração regular para o desenvolvimento sustentável dos países de origem, trânsito e destino.

O envolvimento das diásporas de migrantes é um elemento-chave, uma vez que estas desempenham um papel significativo na promoção dos impactos positivos da migração, bem como no apoio a iniciativas de empreendedorismo e no aumento da mobilização das mulheres e dos jovens nos processos de migração.

Resultados esperados

Em particular, este evento irá:

• Identificar exemplos de boas práticas e estudos de caso de diversas governos e organizações que visam facilitar o envolvimento e o empreendedorismo da diáspora nos países de origem, com especial atenção para aqueles que envolvem mulheres e jovens.
• Identificar os desafios e barreiras existentes que possam impedir um maior envolvimento da diáspora e analisar recomendações para minimizá-los.
• Identificar estratégias e políticas baseadas em evidências para aumentar o diálogo entre os países de origem e de destino para promover a transferência de competências, conhecimentos e recursos para os países de origem.
• Reforçar o diálogo entre os países de origem e de destino para promover a transferência de conhecimentos e recursos.

Envolver a sociedade civil para um melhor impacto no desenvolvimento

Além disso, um evento paralelo à reunião proporcionará uma plataforma para as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e os seus representantes expressarem as suas perspetivas. Este momento proporcionará uma oportunidade de diálogo e intercâmbio entre os países parceiros do Processo de Rabat e as OSC, incluindo as organizações da diáspora. O evento permitirá, portanto, às OCS destacar o seu trabalho, partilhar ideias e boas práticas, assim como sublinhar os contributos positivos das diásporas para os países de acolhimento, trânsito e origem.

Os representantes dos países e organizações parceiros do Processo de Rabat ainda podem registar-se até 25 de abril de 2024.

Histórico: Migração e Desenvolvimento no quadro do Processo de Rabat

A ligação entre migração e desenvolvimento, particularmente no que diz respeito ao envolvimento com a diáspora, é fundamental no âmbito do Processo de Rabat. Vários eventos e publicações exploram esta ligação nos últimos anos:

• A Reunião Temática sobre Estratégias de Envolvimento da Diáspora: Empreendedorismo e Investimento, realizada em outubro de 2016, em Bamako, Mali, resultou na produção de documentos sobre o envolvimento da diáspora e num mapeamento das partes interessadas.
• Um workshop técnico sobre as Remessas da Diáspora e Desenvolvimento Sustentável, organizado em novembro de 2019, em Abuja, na Nigéria, levou à elaboração de um compêndio de iniciativas que utilizam as remessas da diáspora para o desenvolvimento e de recomendações para governos e outras partes interessadas.
• Em novembro de 2020, a publicação Collection of Diaspora Engagement Practices compilou as melhores práticas para aumentar o potencial de desenvolvimento da diáspora, servindo como uma ferramenta de conhecimento para os países parceiros.
• A Reunião Temática sobre Remessas e Desenvolvimento Sustentável, realizada em novembro de 2022, em Bruxelas, na Bélgica, apresentou recomendações concretas sobre como maximizar o impacto das remessas e a inclusão financeira.

O Processo de Rabat abriu igualmente vias para explorar os contributos das diásporas, dos jovens e das mulheres no quadro geográfico do Diálogo.
• O webinar intitulado “Integração da Migração nas Políticas de Desenvolvimento e Cooperação”, organizado em abril de 2021, reconheceu o papel fundamental das diásporas na definição das políticas migratórias e de desenvolvimento, apoiado por documentos de trabalho sobre as estratégias migratórias nos países africanos e europeus.
• Em maio de 2022, a Reunião Temática “Migrações e Desenvolvimento em 2022: o Papel da Cooperação nas Migrações; Novos Atores para um Novo Contexto ”, realizado em Madrid, Espanha, destacou o papel das diásporas como agentes de mudança, o emprego e o empreendedorismo jovem, assim como o papel das mulheres no desenvolvimento, resultando em diretrizes operacionais para os países parceiros.
• A Reunião Temática sobre Migração, Juventude e Desenvolvimento, realizada em outubro de 2023, na Haia, nos Países Baixos, a primeira a incluir representantes dos jovens, gerou recomendações sobre o envolvimento com a diáspora, a capacitação das mulheres jovens para a liderança, o empreendedorismo dos jovens, a educação digital e a participação dos jovens nos processo de tomada de decisão.

  • Partilhar


Published on 24.04.2024 by AIMA

Notícias

AIMA publica Relatório de Migrações e Asilo 2023

17.09.2024

Documento apresenta aspetos quantitativos e qualitativos

AIMA e Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso (GTDIR) realizam MEET IR 2024

13.09.2024

6.ª Edição juntou 15 jovens de 10 a 13 de setembro, na Serra da Arrábida

Conselho Diretivo da AIMA visitou Município do Fundão para reforçar políticas de integração de migrantes

11.09.2024

Ação decorreu no contexto do Plano de Ação para as Migrações, no dia 6 de setembro

© 2024 Agência para a Integração, Migrações e Asilo

https://aima.gov.pt/pt/noticias/reuniao-tematica-sobre-migracao-e-desenvolvimento