No âmbito das suas atribuições, a AIMA assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa pela Diversidade, Integração e Cidadania.
Por ocasião da efeméride, a AIMA vai publicar nas redes sociais diversos testemunhos, de diferentes atores envolvidos no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, durante o mês de maio, com o objetivo de sensibilizar para a importância da aprendizagem da língua portuguesa. A série é inaugurada com o testemunho de Lia Khachikyan, Aluna da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa:
“Senti-me segura no processo de certificação pelo CAPLE, do registo de candidatura até ao envio do certificado, por ser tudo muito bem organizado. Aprender português foi uma ideia surgida espontaneamente, para fazer algo novo e agradável, levando-me até a uma nova profissão e a desafios académicos.”
A AIMA vai divulgar também a terceira infografia sobre os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) com o balanço da execução referente ao ano de 2023.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em novembro de 2019, para destacar o importante papel que a Língua Portuguesa desempenha na preservação e disseminação da civilização e cultura humanas. A data está alinhada com a resolução de 2009 do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que estabeleceu 5 de maio como o Dia da Língua e Cultura Portuguesas na CPLP.