Entrou hoje em consulta pública o projeto de primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. Todas as pessoas interessadas podem dar os seus contributos no formulário online, até 11 de março.
O documento tem cinco eixos estratégicos, 38 medidas e 58 atividades e assenta numa lógica de trabalho colaborativo, juntando propostas do Grupo de Trabalho, criado por iniciativa da AIMA, e contributos de cerca de 80 entidades públicas e privadas.
Para o Presidente da AIMA, Luís Goes Pinheiro, “é possível ir ainda mais longe e, por isso, é fundamental alargar a participação a todos os que queiram contribuir para este importante desígnio de elevar o conhecimento e aprendizagem da língua portuguesa de todas as pessoas migrantes”.
“Pretendemos que este plano garanta que a aprendizagem está ao alcance de crianças, jovens e adultos migrantes, e que essa aprendizagem é efetiva e transformadora, constituindo-se como um instrumento determinante para a promoção da integração”, destaca.
O documento define os eixos estratégicos até ao final de 2027 e integra dois planos operacionais de dois anos, devendo ser avaliado no início de 2026. Após esta avaliação, novas medidas e atividades serão adotadas até ao final de 2027. O primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira será aprovado até 31 de março de 2024.
A sessão de lançamento da Consulta Pública decorreu ontem, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, e contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
Na ocasião, as medidas e as atividades mais emblemáticas do projeto de Plano foram destacadas por representantes do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), algumas das entidades envolvidas na elaboração do projeto de Plano que está agora em consulta pública.
Obtenha mais informações sobre o projeto de Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.
Participe na Consulta Pública até 11 de março.