Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português em consulta pública até 11 de março

Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português em consulta pública até 11 de março

Entrou hoje em consulta pública o projeto de primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. Todas as pessoas interessadas podem dar os seus contributos no formulário online, até 11 de março.

O documento tem cinco eixos estratégicos, 38 medidas e 58 atividades e assenta numa lógica de trabalho colaborativo, juntando propostas do Grupo de Trabalho, criado por iniciativa da AIMA, e contributos de cerca de 80 entidades públicas e privadas.

Para o Presidente da AIMA, Luís Goes Pinheiro, “é possível ir ainda mais longe e, por isso, é fundamental alargar a participação a todos os que queiram contribuir para este importante desígnio de elevar o conhecimento e aprendizagem da língua portuguesa de todas as pessoas migrantes”.

Pretendemos que este plano garanta que a aprendizagem está ao alcance de crianças, jovens e adultos migrantes, e que essa aprendizagem é efetiva e transformadora, constituindo-se como um instrumento determinante para a promoção da integração”, destaca.

O documento define os eixos estratégicos até ao final de 2027 e integra dois planos operacionais de dois anos, devendo ser avaliado no início de 2026. Após esta avaliação, novas medidas e atividades serão adotadas até ao final de 2027. O primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira será aprovado até 31 de março de 2024.

A sessão de lançamento da Consulta Pública decorreu ontem, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, e contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Na ocasião, as medidas e as atividades mais emblemáticas do projeto de Plano foram destacadas por representantes do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), algumas das entidades envolvidas na elaboração do projeto de Plano que está agora em consulta pública.

Obtenha mais informações sobre o projeto de Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.

Participe na Consulta Pública até 11 de março.

  • Partilhar



Published on 16.02.2024 by AIMA

Notícias

AIMA publica Relatório de Migrações e Asilo 2023

17.09.2024

Documento apresenta aspetos quantitativos e qualitativos

AIMA e Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso (GTDIR) realizam MEET IR 2024

13.09.2024

6.ª Edição juntou 15 jovens de 10 a 13 de setembro, na Serra da Arrábida

Conselho Diretivo da AIMA visitou Município do Fundão para reforçar políticas de integração de migrantes

11.09.2024

Ação decorreu no contexto do Plano de Ação para as Migrações, no dia 6 de setembro

© 2024 Agência para a Integração, Migrações e Asilo

https://aima.gov.pt/pt/noticias/plano-estrategico-para-a-aprendizagem-de-portugues-em-consulta-publica-ate-11-de-marco