Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português em consulta pública até 11 de março

Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português em consulta pública até 11 de março

Entrou hoje em consulta pública o projeto de primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. Todas as pessoas interessadas podem dar os seus contributos no formulário online, até 11 de março.

O documento tem cinco eixos estratégicos, 38 medidas e 58 atividades e assenta numa lógica de trabalho colaborativo, juntando propostas do Grupo de Trabalho, criado por iniciativa da AIMA, e contributos de cerca de 80 entidades públicas e privadas.

Para o Presidente da AIMA, Luís Goes Pinheiro, “é possível ir ainda mais longe e, por isso, é fundamental alargar a participação a todos os que queiram contribuir para este importante desígnio de elevar o conhecimento e aprendizagem da língua portuguesa de todas as pessoas migrantes”.

Pretendemos que este plano garanta que a aprendizagem está ao alcance de crianças, jovens e adultos migrantes, e que essa aprendizagem é efetiva e transformadora, constituindo-se como um instrumento determinante para a promoção da integração”, destaca.

O documento define os eixos estratégicos até ao final de 2027 e integra dois planos operacionais de dois anos, devendo ser avaliado no início de 2026. Após esta avaliação, novas medidas e atividades serão adotadas até ao final de 2027. O primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira será aprovado até 31 de março de 2024.

A sessão de lançamento da Consulta Pública decorreu ontem, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, e contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Na ocasião, as medidas e as atividades mais emblemáticas do projeto de Plano foram destacadas por representantes do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), algumas das entidades envolvidas na elaboração do projeto de Plano que está agora em consulta pública.

Obtenha mais informações sobre o projeto de Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.

Participe na Consulta Pública até 11 de março.

  • Partilhar



Published on 16.02.2024 by AIMA

Notícias

8 de abril: Dia Internacional das Pessoas Ciganas

08.04.2024

Pela Igualdade, Inclusão e Participação

AIMA apresenta primeiro Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português

27.03.2024

O documento define os eixos estratégicos até ao final de 2027

Vídeo: Prioridades da Presidência Portuguesa do Processo de Rabat 2024

26.03.2024

Conheça a visão e prioridades enunciadas pelo Presidente da AIMA

© 2024 Agência para a Integração, Migrações e Asilo

https://aima.gov.pt/pt/noticias/plano-estrategico-para-a-aprendizagem-de-portugues-em-consulta-publica-ate-11-de-marco